Itapejara D'Oeste - PR °min °max
27 de maio de 2022

Boletim Epidemiológico

ATENÇÃO A  DENGUE MATA !!!!

O Aedes aegypti  (dengue)

O mosquito transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya é o Aedes aegypti. Ele se caracteriza pelo tamanho pequeno, cor marrom médio e por nítida faixa curva branca de cada lado do tórax. Nas patas, apresenta listras brancas.

Quais são os riscos da dengue?

dengue é uma doença perigosa, causada por vírus e que se manifesta através de sintomas parecidos com a gripe (na sua forma mais leve), mas que pode ser hemorrágica e levar à morte.

Ciclo de Reprodução:

A fêmea deposita até 100 ovos nas paredes internas de recipientes que tenham ou que possam acumular água. A fêmea escolhe mais de um local para realizar cada postura, o que garante maior sucesso reprodutivo, ou seja, podem nascer insetos de vários recipientes no mesmo ambiente. Nesses locais os ovos podem durar até um ano e meio. Em contato com a água, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas. Delas, surge o adulto num ciclo de, aproximadamente, 7 dias. Por isso a importância de que cada um observe o seu ambiente ao menos uma vez por semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Como se transmite?

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. A principal medida é eliminar os criadouros do mosquito.

A DENGUE ESTÁ AVANÇANDO.
É HORA DE FAZER SUA PARTE: NÃO DEIXE AGUA PARADA.

Skip to content