17Dezembro2017

Itapejara D' Oeste

PROERD OLHAR PARA O FUTURO E AUTÓGRAFOS

O Salão Paroquial da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus da Redenção, neste fim do mês de novembro de 2017, foi palco de três noites de gala para os alunos das turmas de 4º e 5º anos das Escolas de Ensino Fundamental de Itapejara D’Oeste.

Abrindo as solenidades da agenda, às 19h30min do dia 28/11/2017, o Programa Um Olhar para o Futuro, desenvolvido nas escolas em parceria com as Cooperativas Cresol, com aulas ministradas pela Agente de Formação Infantil, Cristina Venturin de Ávila, certificou 7 professores regentes e entregou o diploma de participação aos 130 alunos do 4º ano das escolas Nereu Ramos, Irmão Josafat  Kmita e Parigot de Souza, bem como do 3º, 4º, 5º anos da Escola do Campo Valentim Biazussi, que frequentaram e se dedicaram à aprender conteúdos relacionados ao Cooperativismo Solidário, a Agricultura Familiar e a Educação Financeira.

Na segunda noite, também as 19h30min, foi a vez dos alunos dos 5ºs anos participarem de uma significativa cerimônia de Formatura do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Após um importante trabalho desenvolvido no segundo semestre, os alunos aprenderam criativas estratégias para dizer não às drogas e profundas lições para reforçar a autoestima bem como resistir à pressão para o consumo. Também os alunos do 5º anos e professores foram cerificados pela participação. Diversos prêmios e sorteios fizeram a alegria da criançada. Além do Garoto e Garota PROERD, escolhidos durante o acampamento PROERD, realizado anteriormente, foram premiadas as melhores redações de cada escola. O instrutor PROERD em Itapejara, Sargento Luiz Volmar Pacheco esteve acompanhado por outros três policiais militares que o auxiliaram nas ações do cerimonial.

A terceira noite de gala, foi realmente uma grande festa pedagógica para os alunos do 4º e 5º anos e para toda a comunidade educativa da Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza que, com muita alegria receberam seus convidados para a 1ª Noite de Autógrafos com o lançamento de 51 livros dos alunos e o livro da Diretora, narrando a trajetória histórica da Escola. Com o Projeto “Estrelas Literárias” eles deixam o lugar de meros leitores e expectadores e entram em um seleto grupo, o de autores de livros de verdade.

Após um ano inteiro de trabalhos voltados para o desenvolvimento da leitura e escrita, o projeto “Estrelas Literárias” culminou nesta noite que foi, sem dúvidas, inesquecível!  Orientado pelas professoras Flávia Pereira e Josmery da Silva, os alunos escreveram um livro, baseados em valores, sonhos e em suas próprias histórias de vida. Após as várias reescritas e correções, ilustraram com todo empenho suas produções que foram publicados, em parceria com a Editora Estante Mágica, sediada no Rio de Janeiro que publicou os e-books disponíveis na Internet e os livros impressos, alguns em capa dura e outros em capa mole.

A publicação dos livros foi patrocinada pelo Rotary Club.

As cerimônias das três noites contaram com a participação do Senhor Prefeito Agilberto Perin, da Diretora do Departamento Municipal de Educação, Marilúcia Andriguetti, da presidente da Câmara de Vereadores, Marli Dariva, das diretoras das Escolas, professores, formandos, padrinhos, familiares e amigos.

Busca CEP CorreiosLista de Telefones

Av. Manoel Ribas, 620, CEP: 85580-000