17Dezembro2017

Itapejara D' Oeste

Itapejara retoma o FEICAN.

No calendário de eventos em comemoração aos 53 anos de emancipação política do município, um evento de grande destaque foi realizado nos dias 07, 08 e 09 de dezembro de 2017 - a 5ª edição do FEICAN, Festival Itapejarense da Canção.

Leia mais...

PROERD OLHAR PARA O FUTURO E AUTÓGRAFOS

O Salão Paroquial da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus da Redenção, neste fim do mês de novembro de 2017, foi palco de três noites de gala para os alunos das turmas de 4º e 5º anos das Escolas de Ensino Fundamental de Itapejara D’Oeste.

Leia mais...

Regulamento 5º FEICAN

O 5º FEICAN é uma promoção da Prefeitura Municipal de Itapejara D'Oeste, através do Departamento de Educação. O mesmo acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de dezembro de 2017, no Centro de Eventos do Município (CTG), prolongamento Rua Darci Dalmolin, 155, bairro Fenix.

Leia mais...

Cerimonial para Audiência Pública Avaliação do PME

O Departamento Municipal de Educação, juntamente com a Comissão Avaliadora do Plano Municipal de Educação cuja composição pelo CME, foi definida pela Lei nº 1588/24.06.2015, tem a honra de realizar esta Audiência Pública para finalizar o primeiro ciclo de monitoramento e avaliação do PME, no período de junho de 2015 a junho de 2017. Lembrando que este é um Plano decenal e terá prazo para cumprimento das metas até 2025.

Leia mais...

Eleição Para Conselheiro Tutelar e Suplente

A PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE ITAPEJARA D'OESTE, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estarão abertas às inscrições para eleição ao cargo de Titular e Suplentes de Conselheiro Tutelar, a realizar-se no dia 12 de Novembro de 2017.

Leia mais...

VIII Personalidades da Educação – 2017

O ano de 2017 trouxe novidades para a comemoração do dia dos Educadores, celebrado sempre em outubro. Neste ano, a administração pública irmanada com a Diretora e equipe do Departamento Municipal de Educação, brindaram os profissionais das Escolas Municipais, da APAE e do parceiro Cesmar com um dia de convivência, reflexão e muita alegria. Acolheram o convite e valorizaram o dia com sua presença, representantes do Poder Legislativo e Executivo.

Antecipadamente preparada com carinhoso empenho, a celebração foi realizada no Esporte Clube Itapejara.... no dia 27 de outubro de 2017, durante todo o dia.

Para iniciar o evento, os educadores foram recepcionados com um delicioso café da manhã, considerado também um verdadeiro banquete para os olhos.

Na sequência, Gestores e Educadores do Cesmar, lideraram um profundo momento de reflexão, direcionando o olhar de todos os presentes para o que há de melhor no mais profundo de cada um e para os verdadeiros valores de uma vida realizada e feliz.

A realização do sorteio de diversos prêmios, oferecidos pelas APMFs, fornecedores e pelo comércio local, fez o público vibrar, torcer e se alegrar.

Coroando a manhã de surpresas e novidades, um almoço caprichosamente especial foi servido pelos profissionais do Restaurante Clisa.

A tarde foi só emoção e alegria! Doze profissionais que doaram tempo, dedicação, trabalho e inesquecível ação docente no município, foram homenageados pela ocasião de sua aposentadoria. Foram homenageados os profissionais Celonir R. Batistus, Dirlei Ascari, Lenir Romancini da Costa, Maria Doralice de Ávila, Maria Ini Munzlinger, Marizaura R. Szpak, Marlene F. Dal Prá, Neuza Angelo, Tereza Cleunice de Souza, Valdir Zuch, Vera Lúcia T. Gnoatto e Dulce Malacarne.

Ex-alunas(os) destes educadores e hoje professores da rede, com emoção e criatividade, homenagearam a cada um destes profissionais que, deixando a docência, continuam inspirando as novas gerações com um legado de exemplo, talento, ética e competência.

Para extravasar as energias e liberar a criança interior, o resto da tarde foi só brincadeiras e diversão. Estavam disponíveis jogos, uma gostosa roda de chimarrão e diversos brinquedos infláveis, tais como tobogã, futebol de sabão, touro mecânico e simulador de montanha russa. Entre homenagens, surpresas, prêmios e tanta alegria, todos receberam a simples oportunidade de se sentir criança novamente, por instantes que ficarão gravados no coração, para sempre. Todos puderam sentir que a simplicidade é poesia, é festa, é alegria... E é nela que a vida se encanta, enaltece, e sorri... Na sutileza dos acontecimentos que embelezam o momento, no qual pousou deixando marcas de amor.

 

 

 

 

Escolas Municipais de Itapejara D’Oeste marcam presença na Festa de premiação do Agrinho 2017

Em meio aos 1500 participantes e entre os 314 vencedores, duas escolas de Itapejara D’Oeste com suas professoras e alunas premiadas, marcam presença, na festa de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com o projeto Agrinho.

Emily K. N. Munzlinger, aluna da Professora Gisele R. Battistus, na Escola M. Professor Pedro v. Parigot de Souza, foi premiada na categoria desenho 1º ano e ganhou um Tablet.

Eduarda Vitória Berlanda, aluna da Professora Elessandra Gassner, na Escola M. Nereu Ramos, foi premiada na categoria Redação 3º ano e também recebeu um Tablet.

Familiares das alunas; as diretoras das duas escolas, Neusa Salete das Neves e Sirlei Ana Klein; a diretora do Departamento Municipal de Educação, Marilúcia Andriguetti; a professora Elisandra Tibola e Mareli de Souza, coordenadora municipal do projeto Agrinho, participaram da cerimônia de premiação, realizada no Expotrade Pinhais, região metropolitana de Curitiba, na segunda-feira, dia 30 de outubro de 2017.

Foi uma grande festa da educação, com gente vinda de todas as regiões do Estado para coroar o trabalho realizado em 2017, nesta edição do Agrinho que é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Marcada por fortes lições de sustentabilidade e cidadania, o espaço foi enriquecido com a exposição “Lixo que vira Solução”. Logo em seguida, os participantes foram convidados a escrever mensagens para um futuro melhor do planeta. Os recados, em formato de folha, foram amarrados em balões e soltos para decorar o teto do pavilhão durante a festa.  Um verdadeiro show de tecnologia e de músicas acompanhadas por instrumentos musicais construídos com materiais reciclados, foram destaque no evento.

A comunidade educacional de Itapejara D’Oeste, se alegra com mais essa conquista que expressa o valor da Educação para a construção de um município melhor e mais desenvolvido.

 

 

 

Edital Concurso 001/2017

Abertura de Concurso Público Municipal de provas escritas e prova de títulos para preenchimento dos Cargos no quadro de servidores ou Cargos que venham a existir ou forem criados dentro do prazo de validade deste concurso ou para formação do Cadastro de Reserva.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR EDITAL: nº 001/2017

RETIFICAÇÃO 01 DO EDITAL Nº 001/2017

RETIFICAÇÃO 02 DO EDITAL Nº 001/2017

LINK PARA INSCRIÇÕES: www.institutobrasil.net.br

Linguagem Escrita e Consciência Fonológica

No dia 25/08/2017, nas dependências da Escola Municipal Nereu Ramos, professores da rede municipal de ensino de Itapejara D’Oeste-PR estiveram reunidos para uma formação continuada organizada pelo Departamento Municipal de Educação e Esportes.

A formação foi ministrada pela fonoaudióloga do município, Brunelli Balico Pan, que falou sobre o tema: Linguagem Escrita e Consciência Fonológica (CF). Segundo Brunelli, baseada em autores como Capovilla e Capovilla (2003), “Consciência Fonológica é a capacidade de refletir sobre a forma como as palavras faladas são compostas, é saber identificar e manipular os sons da língua, é entender que as frases são compostas por palavras, as palavras por sílabas e as sílabas por fonemas, além disso, a Consciência Fonológica é considerada por muitos autores como um pré-requisito para a aquisição da leitura e escrita e tem auxiliado no trabalho com crianças que possuem dificuldades de aprendizagem”.

Levando em consideração a importância do tema para um melhor desenvolvimento da leitura e escrita e visando minimizar as dificuldades de aprendizagem existentes, durante a formação, foram repassados aspectos teóricos e práticos, com dicas, sugestões e exemplos de como trabalhar essas questões em sala de aula, considerando a realidade das escolas.

O evento foi proveitoso e os professores mostraram-se satisfeitos, pois, através de avaliação da formação, comentaram: “Que sempre tenham palestras ou formações que sejam realmente proveitosas para o nosso dia-a-dia e de acordo com a nossa VERDADEIRA REALIDADE, como foi esta, pois, é possível utilizar tudo o que foi visto em sala de aula, de maneira simples e prática, juntamente com o conteúdo trabalhado” (...) “Tema muito bom, auxiliará na nossa prática pedagógica” (...) “É esse tipo de formação que precisamos, contribuem com nosso dia-a-dia”.

Para a professora Marilúcia diretora do Departamento Municipal de Educação “A formação continuada é uma necessidade para manter os professores atualizados com novas propostas educacionais e precisa funcionar em um sistema de rede, no qual os conhecimentos sejam construídos de maneira colaborativa e que contribuam para a prática docente significativa.

Pensando na relevância do tema e no envolvimento dos professores, o Departamento Municipal de Educação propôs que seja organizada a segunda etapa dessa formação, com foco na construção de materiais a serem utilizados em sala de aula.

 

 

 

 

 

 

8º encontro do DIA DA MULHER ITAPEJARENSE

No dia 05/03/2017 foi realizado o 8º encontro do DIA DA MULHER ITAPEJARENSE

O Departamento de Assistência Social e a Prefeitura Municipal em parceria com a APMI e ASR, juntamente com a Primeira Dama Lenita Perin e demais lideranças políticas e patrocinadores, realizaram um encontro para mil mulheres em comemoração ao Dia da Mulher.

O evento foi marcado por vários momentos com mini palestras, sendo de auto estima, dicas de organização, alimentação saudável, saúde e beleza.

Apresentações de grupos de balé e dança. Contribuíram para o evento as palestrantes Flaviana Tubin, Magda Bassanelo, Sara e Carolina academicas da FADEP, Thamy Oldoni e Bruna Tibola.

Busca CEP CorreiosLista de Telefones

Av. Manoel Ribas, 620, CEP: 85580-000

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 8h às 12h e 13h30min às 17h30min