25 de abril de 2024

Outubro Rosa: Prefeitura de Itapejara D’ Oeste realiza ações de prevenção ao câncer de mama.

O Outubro Rosa é uma campanha que acontece todos os anos de 1 a 31 de outubro, visando conscientizar todas as mulheres a respeito do câncer de mama. Algumas instituições também usam o outubro rosa para conscientizar a população feminina de outros tipos de cânceres como o de ovário e de útero, por exemplo.

O principal objetivo é incentivar as mulheres a realizar os exames que ajudam a diagnosticar precocemente essa doença, como a mamografia e o autoexame, que deve ser feito mensalmente por mulheres de todas as idades.

Tudo isso porque o câncer de mama é uma doença gradativa, que tende a piorar com o passar do tempo sem tratamento, e quanto mais cedo a mulher descobrir que é portadora do câncer de mama, mais rápido pode iniciar o tratamento tendo até mesmo chance de cura em alguns casos.

O Outubro Rosa ainda promove dicas sobre prevenção do câncer de mama e diagnóstico da doença, que hoje em dia é a segunda maior causa de morte das mulheres do mundo todo. Durante a campanha, algumas instituições ainda oferecem mamografias gratuitas ou com descontos para que todas as mulheres brasileiras possam realizar o exame e cuidar da saúde.