Itapejara d'oeste, 11 de julho de 2020

Notícias

Formatura do Programa Proerd com os alunos dos 5º anos das Escolas Municipais.

   Na noite do dia 28 de novembro de 2018, ocorreu no Pavilhão da Igreja Matriz a Formatura do Programa Proerd com os alunos dos 5º anos das Escolas Municipais. Um evento provido em parceria com a Polícia Militar, Prefeitura Municipal e Departamento Municipal de Educação, que envolveu cerca de 135 alunos, padrinhos, familiares, Instrutores PROERD, Polícia Militar  e autoridades do município, que comemoraram os 10 anos do Programa. O evento foi conduzido pelo Instrutor PROERD, Sargento da Polícia Militar Luiz Volmar Corrêa, que distribuiu vários prêmios aos alunos que se destacaram nas atividades desenvolvidas pelo Programa em sala de aula e pela participação no Acampamento e na Gincana PROERD.  As categorias premiadas foram: Redação, Frase, Garoto e Garota PROERD, Aluno Destaque, Livro, e Aluno Cidadão. A Formatura foi um momento muito divertido e formalizou mais uma etapa da formação cidadã de nossos alunos.

   O PROERD é baseado originalmente no Programa Americano denominado Drug Abuse Resistance Education – D.A.R.E, tendo passado por intensa adaptação à realidade brasileira, e contextualizado na sociedade paranaense. O Programa foi desenvolvido com base em estudos científicos e tem por finalidade ensinar as crianças e jovens habilidades para que possam conduzir suas vidas de maneira responsável, segura e livre de Drogas. A atuação do Programa consiste em ações que compõe as políticas públicas Estaduais sobre Drogas e Violência no Estado do Paraná, e trabalha na perspectiva da prevenção primária em segurança pública, no espaço privilegiado das escolas.

   No município de Itapejara D’Oeste o PROERD foi implantado no ano de 2009 através do convênio firmado com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, por meio da Polícia Militar, a Prefeitura Municipal de Itapejara D’Oeste e do Departamento Municipal de Educação. Em 28 de Agosto de 2012, foi sancionada a Lei nº1310/2012 que regulamenta o PROERD e institui o dia do PROERD no Município. Este ano o programa comemora 10 anos de sua implantação no Município, coincidentemente com o Aniversário da criação do Batalhão Escolar.

   Durante este tempo o PROERD, já formou mais de 2000 alunos, sendo estes do 1º ano e 5º ano do Ensino Fundamental, bem como adultos e adolescentes da educação especial (APAE). Atualmente está sendo trabalhado somente com s 5º ano, porém é feita a patrulha escolar nos colégios do estado, bem como palestras educativas.

   O PROERD consiste em um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, e destina-se a ensinar as crianças e adolescentes a serem capazes de fazer boas escolhas de forma segura e responsável, saber se comunicar e se relacionar com pessoas, denunciar o bullyng com segurança, reconhecer os malefícios das Drogas e a pressão dos colegas e principalmente manter-se livre das Drogas e da Violência. Por isso, o PROERD é realizado em 10 lições que busca desenvolver habilidades de autoconhecimento e autocontrole emocional, de tomar decisões responsáveis, de compreender os outros, de comunicação eficaz, de relacionamento interpessoal saudável e lidar com desafios e responsabilidades.

   Agrademos especialmente ao Sargento Volmar pelo seu trabalho e dedicação como instrutor PROERD e por ter trazido ao município em 2009 a proposta do Programa. Agradecemos as Equipes das Escolas Municipais, do Departamento Municipal de Educação, professoras e alunos que se dedicaram em todas as atividades e puderam fazer acontecer mais este evento.

Fonte: Polícia Militar/Programa PROERD; Departamento Municipal de Educação.

Fotos: